Os metalúrgicos de todo o País participam de uma campanha encabeçada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), que defende um “Plano Nacional de Renovação Veicular” dos automóveis, ônibus, motos, caminhões e tratores.
A Femetalminas e entidades metalúrgicas de vários estados participaram do “Seminário do Setor Metalúrgico”, em Rezende, no Rio de Janeiro, quando esta campanha ganhou corpo como instrumento de reaquecimento da economia, produção industrial e geração de empregos.
O presidente da Femetalminas, Ernane Geraldo, reforçou que esta iniciativa movimenta toda uma cadeia produtiva que gira em torno do setor automotivo, envolvendo desde a extração de minério de ferro, siderurgia, acessórios, material elétrico, cabines, carrocerias até postos de combustíveis e indústrias de reciclagem. Ressaltou que na campanha da CNTM são abordados também outros grandes benefícios, a começar pela melhoria das condições ambientais pela substituição de veículos antigos por outros de tecnologia renovada, onde são exigidos patrões não poluentes.
Segundo estimativas da CNTM circulam no País cerca de 90 milhões de veículos, o que demonstra o impacto que uma renovação de frota pode significar para o reaquecimento da economia. A entidade defende uma política do governo para criação de um fundo que sustente a redução de preço para quem trocar o veículo.
As entidades ampliam a campanha nacionalmente como uma das propostas para a recuperação econômica do País, que coleciona um número extraordinário de cerca de 11 milhões de desempregados.
Estiveram no seminário em Rezende, representando a Femetalminas, o presidente Ernane Geraldo, os diretores Edgard Nunes e Delson José Oliveira, além do assessor Paulo Cesar.
Reproduzimos em nosso site boletim sobre o assunto editado pela CNTM, que tem nosso companheiro tesoureiro da Femetalminas, Delson José de Oliveira, como seu secretário de relações públicas.