Clique aqui para enviar um e-mail
Partido Nacional dos Trabalhadores

Filiado a http://cntm.org.br/portal/default.asp

 
.: Saúde e segurança do trabalhador em seminário na UFMG

0
sem imagem

Saúde e segurança do trabalhador em seminário na UFMG
Direções sindicais de todo o Estado devem participar neste dia 24 de março do seminário "O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos para a saúde psíquica do trabalhador (a)" a ser realizada na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no Campus da UFMG, na Pampulha.
O seminário aborda um dos temas mais emergentes do movimento sindical no sentido de implementar políticas e fiscalização das condições de saúde e segurança no trabalho, com a participação de estudiosos acadêmicos sobre o assunto.


Universidade Federal de Minas Gerais
Laboratório de Estudos sobre Trabalho Sociabilidade e Saúde - LabTrab - Dep. Psicologia - FAFICH - UFMG
Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador de Minas Gerais – FSPSSTMG

Seminário

O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos para a saúde psíquica do trabalhador (a)
Coordenação: Profª. Livia de Oliveira Borges (LabTrab)
Engª. Marta de Freitas (FSPSSTMG)

Data: 24 de março/2014
Local: Auditório Sônia Viegas – FAFICH UFMG
End.: Av. Antonio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte - MG

PROGRAMAÇÃO
8:00 a 8:30h - Café de boas vindas e credenciamento

8:30 h - Abertura: Profª. Drª. Livia de Oliveira Borges (Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde - FAFICH - UFMG), Ms. Marta de Freitas (Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador de Minas Gerais), Representantes das Centrais Sindicais, Prof. Dr. Orestes Diniz Neto (Chefe do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG).

9:00 às 10:00 h - Mesa: IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador - sua relevância
Coordenador: Representante sindical Profª. Drª. Elizabeth Costa Dias - O significado da conferência
Médica, professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina - UFMG, Consultora técnica da Área Técnica de Saúde do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde. Coordenou a elaboração do Cap. X Normas Técnicas do SUS – Doenças mentais relacionadas ao trabalho. Membro da Coordenação da IV Conferência Nacional de Saúde do (a) Trabalhador (a).
Profa. Drª. Maria da Graça Correa Jacques - O papel da Psicologia na promoção da saúde do trabalhador Psicóloga, professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Conselheira Secretária do Conselho Federal de Psicologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, saúde do trabalhador, fatores humanos no trabalho, saúde mental e psicologia do trabalho.

10:00 às 10:20h -Debate
10:35 às 11:35h - Mesa: Desenvolvimento socioeconômico atual e saúde psíquica Coordenador: Representante sindical Dr. José Reginaldo Inácio - Análise de suas repercussões sociais Pedagogo, doutor em Serviço Social, secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria. Tem experiência em Educação (ênfase em Psicopedagogia Clinica e Institucional, com especial dedicação à formação de base e mundo do trabalho); em Filosofia (ênfase em Ética, Política, Classe Social); e em Serviço Social (ênfase em Questão Social, na relação Capital/Trabalho).
Profa. Drª. Livia de Oliveira Borges - Impactos na saúde psíquica do trabalhador Psicóloga, professora titular da UFMG, Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde - FAFICH - UFMG.

Membro da comissão de avaliação (Psicologia) da CAPES. Pesquisadora CNPq - Nível 1B. Tem experiência em Psicologia do Trabalho e das Organizações (ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: significado do trabalho, saúde psíquica
e trabalho e socialização organizacional).

11:35 às 11:55h - Debate
10:00 às 10:20h -Debate

10:35 às 11:35h -Mesa: Desenvolvimento socioeconômico atual e saúde psíquica Coordenador: Representante sindical Dr. José Reginaldo Inácio - Análise de suas repercussões sociais Pedagogo, doutor em Serviço Social, secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria. Tem experiência em Educação (ênfase em Psicopedagogia Clinica e Institucional, com
especial dedicação à formação de base e mundo do trabalho); em Filosofia (ênfase em Ética, Política, Classe Social); e em Serviço Social (ênfase em Questão Social, na relação Capital/Trabalho).
Profa. Drª. Livia de Oliveira Borges - Impactos na saúde psíquica do trabalhador Psicóloga, professora titular da UFMG, Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde - FAFICH - UFMG.
Membro da comissão de avaliação (Psicologia) da CAPES. Pesquisadora CNPq - Nível 1B. Tem experiência em Psicologia do Trabalho e das Organizações (ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: significado do trabalho, saúde psíquica
e trabalho e socialização organizacional).

11:35 às 11:55h - Debate
Psicólogo, professor da PUCMG e Coordenador do setor de Psicologia do Núcleo de Apoio Psicológico aos Vigilantes Vítimas de Violência no Trabalho (NAPSI). Desenvolve estudos no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho (ênfase nas dimensões ergonômicas, organizacionais e psicossociais do trabalho).
Prof. Dr. Adriano Nascimento - Como homens e mulheres lidam com a saúde.
Psicólogo social, professor associado do Departamento de Psicologia da UFMG e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/FAFICH/UFMG. Pesquisador CNPq Nível 2. Interesses teóricos: representações sociais, identidade social e memória social.
Desenvolve atualmente investigações sobre os temas: saudade/nostalgia, saúde dos homens e música popular brasileira.
Tec. Seg. Antonio de Pádua Aguiar- Psicologia, Política Nacional de Saúde do Trabalhador e o movimento sindical Coordenador do Departamento de Saúde do Sindicato dos trabalhadores metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem, Ibirité, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Raposos e Rio Acima.
Maria Regina Greggio - Acolhimento do trabalhador acidentado. Psicóloga, mestre em Psicologia com ênfase em Processos Psicossociais, Gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST Contagem.

16:00 às 16:30h - Debate

16:30 às 16:45h - Intervalo

16:45 às 17:20h - Deliberações

17:30 h - Encerramento


          

Voltar

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF