Clique aqui para enviar um e-mail
Partido Nacional dos Trabalhadores

Filiado a http://cntm.org.br/portal/default.asp

 
.: Empresas preveem expansão de 10% em Santa Rita do Sapucaí

0
sem imagem

Em matéria publicada no Diário do Comércio nesta terça, 29, o Sindivel, que representa as empresas no Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, prevê um faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2013, o que representará um crescimento de 8% a 10% em relação ao último ano.

Ao considerar pequeno este faturamento, o presidente do sindicato patronal, Roberto de Souza Pinto, considera ainda modesto este crescimento, lembrando de que foi de cerca de 30% ano nos últimos oito anos.  Esta margem de lucratividade vem sendo afetada exclusivamente pelas variações do dólar, que obrigou os empresários a investir capital de giro em insumos importados a preço maior, se sujeitando ainda à prática atual em nosso de controlar a inflação e de não haver remarcação de preços.

O presidente da entidade patronal informa ainda que “não há faixa de dólar ideal. O que precisamos é de estabilização", explicou. Isto porque, de acordo com ele, quando o dólar sobe muito, o produto brasileiro, de Santa Rita do Sapucaí, com maior valor agregado, fica mais competitivo. "Mas, neste caso, ficamos mais dependentes do capital de giro para importar a matéria-prima, o que é um grande gargalo". Lembra ainda ao jornal lembra também que, no caso da valorização do real frente ao dólar, disse, o produto importado fica mais barato e a produção brasileira tem mais dificuldade para enfrentar a concorrência dos importados. "Mas, em compensação, com capital de giro, é possível produzir em maior volume e com ganho de produtividade", ponderou, ressaltando que o setor é também exportador.

Souza Pinto informa que "vendemos para 42 países e somos os maiores exportadores de aparelhos de transmissão digital do mundo". O maior mercado consumidor é formado pelas américas do Sul e Central e Europa, além dos países da Ásia.


          

Voltar

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF